Secretaria de Turismo e Cultura participa de encontro para atualização do Mapa Turístico
Segundo informações da Setur, o objetivo é estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização, em relação a Atualização do Mapa do Turismo 2019.
Publicado em 21/02/2019 13:31 - Atualizado em 21/02/2019 13:39
Vários municípios marcaram presença.
O secretário de Turismo e Cultura, Ricardo Nascimento representou Alfredo chaves no encontro.
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves esteve representada nesta terça-feira (19) no encontro realizado em Anchieta, para “Atualização do Mapa do Turismo 2019”.
Para tanto, o secretário de Turismo de Estado, Dorval Uliana, acompanhado do subsecretário Gedson Merízio, estão visitando vários municípios do Estado em reuniões com equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Segundo informações da Setur, o objetivo é estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização. O prazo para atualização encerra no dia 31 de maio. Na oportunidade também estão sendo apresentadas aos representantes dos municípios as ações da Secretaria Estadual de Turismo.
Mapa do Turismo: As determinações para a atualização do Mapa estão contidas na Portaria Nº017-R/2018 da Setur e na Portaria Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo (Mtur) e devem ser cumpridas por todo município que deseje estar inserido na Política de Regionalização do Turismo (PRT). O instrumento é atualizado a cada dois anos. O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas, que reúnem 62 municípios.
Regras. De acordo com as Portarias, cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal de turismo e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

por Luziane de de Souza foto: Arquivo Secom