Opções de inverno? Venha para Alfredo Chaves
Com a chegada do inverno é hora de trocar as praias pelo clima ameno e lindas paisagens naturais de Alfredo Chaves.
Publicado em 01/07/2019 11:08 - Atualizado em 01/07/2019 13:20
A vila de Cachoeira Alta é destino de grandes pilotos do estado e do Brasil.
A Estação de Matilde é um dos pontos mais visitados da cidade.

A Cachoeira de Matilde é uma das maiores em queda livre no Estado
Umas das igrejas mais bonitas do município é a do distrito de Sagrada Família
A comunidade de São Roque de Maravilha possui uma boa estrutura de pousadas.
O calor e as chuvas pesadas já foram embora e com a chegada do inverno é hora de trocar as praias pelo clima ameno e lindas paisagens naturais de Alfredo Chaves. Aqui é o destino certo para quem procura descanso, aconchego com muitas opções de aventura e lazer.
As opções não faltam para quem procura esportes de aventura, curtir a natureza, degustar pratos típicos com ingredientes locais e apreciar delicadas peças artesanais produzidas por habilidosas mãos alfredenses.
Durante a viagem conheça as rotas turísticas rurais Caminho das Águas e Vale da Aventura e se encante com as dezenas de cachoeiras, vales, corredeiras e picos entre as verdes e refrescantes montanhas.
Com muita hospitalidade as pousadas oferecem pacotes especiais para todos os gostos. Abuse da alegria, da cultura e da emoção só encontradas aqui neste pedacinho do Espírito Santo.
Veja algumas informações e potencial turístico dos distritos:
Sede.
Cachoeira Alta
Na vila de Cachoeira Alta está situada a rampa de voo livre, que fica a 462 metros acima do nível do mar. Lá de cima dá para observar parte do litoral sul capixaba e as montanhas capixabas. O local é destino de grandes pilotos do estado e do Brasil. Considerada uma das melhores rampas do país para prática do esporte. Mas, além de pilotos, os aventureiros podem voar. No local há escolas que oferecem voo duplo de parapente.
Para chegar a rampa é preciso subir a montanha íngreme que passa próximo a cachoeira Tororoma. Há na vila há pousadas e também transporte alternativo oferecido pelos nativos.
Matilde
No distrito de Matilde, a18 km do centro da cidade onde fica um dos patrimônios históricos, que tornou-se um centro cultural, histórico e turístico. O lugar tem um ar bucólico. É a antiga Estação Ferroviária de Mathilde, erguida no início do século XX, época da construção da antiga estrada de ferro Leopoldiona Railway que ligava as cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje na estação existem salas para cursos e aulas para a comunidade, uma loja de produtos da agroindústria da região, sala museológica e salão para exposições, além de um Café.
Bem próximo a estação (800m) fica o conhecido Túnel de Matilde. Ele foi construído na administração inglesa pelos espanhóis na mesma época da construção da linha. Ele foi erguido para desviar o fluxo da água do córrego formado pelo Rio Novo de Matilde que passava por cima da linha. Foram construídos degraus (65 ao todo) para a passagem da água. Hoje o atrativo é turístico e visitado por turistas aventureiros em busca de emoção que tomam o trajeto como um desafio.
E é em Matilde que fica a famosa Cachoeira Engenheiro Reeve, uma das maiores em queda livre no Estado. Para chegar até ela existe um acesso, uma escadaria. A vista é incrível. O volume da água proporciona a formação de gotículas que caem sobre os visitantes que chegam até o final do acesso. A cachoeira é muito procurada para a prática de rapel.
Carolina e São Roque de Maravilha
A cerca de 04 km de Matilde fica a localidade de Carolina, conhecida por abrigar também lindas cachoeiras e pousadas. E mais a frente, a cerca de 8 km, está a vila de São Roque de Maravilha, eleita uma das Sete Maravilhas da cidade. Lá o verde predomina e um rio, próximo a estrada principal, é o condutor dos visitantes que podem observar lindas quedas d’água. Lá também há ótimas acomodações e cachoeiras.
Cachoeiras de Iracema
No distrito de Matilde ficam as nativas cachoeiras Iracema e Iraceminha, em um espaço que irá se tornar futuramente Parque Municipal Iracema. Para chegar até elas dá para ir de carro até certo ponto, depois é estacionar o veículo e seguir a pé por 30 minutos entre a mata. Barulho de água, pássaros e outros animais fazem parte da trilha sonora da caminhada. Ao final do paraíso, ficam hospedadas as cachoeiras.
São Bento de Urânia
É onde acontece tradicionalmente em fevereiro a Festa da Uva e do Vinho. Lá os moradores cultivam também inhame e muitas hortaliças. No distrito fica o ponto mais alto do município (cerca de 1.800 metros) e a nascente do rio Benevente.
São João de Crubixá
No distrito fica a centenária igreja de São João Batista e a cachoeira do Quintino.Lá a fé é amplamente ligada aos traços culturais. Há opções de pousadas, fábrica de biscoitos e outros empreendimentos na região.
Ibitirui
Nesta região a fé e a história se misturam em um contexto de riqueza cultural. O distrito é privilegiado por abrigar a bela Cachoeira da Vovó Lúcia, com suas duas belas quedas, a cachoeira da Neuza e outras corredeiras. Há na região uma famosa fábrica de biscoitos.
Sagrada Família
A fé é algo que se destaca no distrito, onde há também cachoeiras e poços naturais. A igreja da Sagrada Sagrada Família já é centenária e compõe o roteiro das Sete Maravilhas de Alfredo Chaves. A imagem da padroeira foi trazida da França e sua arquitetura interna é ainda a mesma da que foi construída há mais de um século.
Ribeirão do Cristo
Distrito conhecido por famílias tradicionais no cultivo de hortaliças. Na região há cachoeiras, pousadas e condomínios a beira de lagos e ao pé das montanhas.
Opções de hospedagens para todos os gostos com endereços completos é só clicar AQUI.

por Luziane de Souza foto: Arquivo/Secom