O outono chegou e com ele as passagens das frentes frias
O outono no hemisfério sul começou no último domingo (20) às 01h30. É uma estação do ano que se destaca pela passagem do verão, geralmente quente e úmido, para o inverno, normalmente ameno e seco, marcada pela diminuição do calor e da chuva.
Publicado em 21/03/2016 13:20
O clima fica mais ameno e seco.
O outono no hemisfério sul começou no último domingo (20) às 01h30. É uma estação do ano que se destaca pela passagem do verão, geralmente quente e úmido, para o inverno, normalmente ameno e seco, marcada pela diminuição do calor e da chuva. É o que diz a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
No Espírito Santo, a estação marca mudanças tão aceleradas entre abril e maio que pode-se dizer que o inverno se estabelece já no mês de junho. Assim, o outono teria apenas dois meses de duração no território capixaba. As chuvas são provocadas, na grande maioria das vezes, pela passagem de frentes frias, que influenciam mais a faixa Leste, e pela entrada da instabilidade marítima ligada à circulação dos ventos alísios e também dos ventos pós-frontais.
As massas de ar frio, que avançam após a passagem das frentes frias, acabam resultando na diminuição da temperatura. Isso por que a quantidade de radiação solar diminui ao longo da estação.
As temperaturas sempre variam entre 16 °C e 29 °C na região Serrana, Grande Vitória entre 23º C e 30º C e no Norte 23º C e 34º C.
Previsão do tempo - atualizada em 21/03/2016 - 10h
Dia 22:A terça-feira é influenciada por uma massa de ar seco e quente. Poucas nuvens se formam sobre a maior parte do estado. Não chove e o abafamento aumenta, principalmente nas regiões Noroeste e Sul.
Dia 23:Na quarta-feira, a massa de ar seco segue dificultando a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do estado, que permanece com predomínio de sol. Só o sul da Região Serrana e o Caparaó/ABC Capixaba que podem ter pancadas isoladas de chuva da tarde para a noite por causa das circulações locais de vento
Para mais informações, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.
Fonte: site do Incaper ES.
por Luziane de Souza - Fotos: Arquivo Secom/PMAC