Inscreva-se no Reflorestar: um programa de preservação com compensação financeira
Conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos hídricos (SEAMA), o objetivo do Ciclo 2021 do Programa Reflorestar é atrair produtores rurais que possuem áreas prioritárias para restauração florestal.
Publicado em 15/10/2021 13:31 - Atualizado em 15/10/2021 14:23
A novidade do edital 2021 é a inserção das novas áreas de atuação que vão alcançar mais propriedades rurais no montante de pontos de captação de água para abastecimentos de centros urbanos, localizados em 106 microbacias em todo o Estado.
O senhor Ricardo Sardi é um dos pioneiros em adesão ao programa Reflorestar.
O governo do Estado lançou o novo edital do Reflorestar, referente ao Ciclo 2021 do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
A novidade foi a inserção das novas áreas de atuação do programa, localizados em 106 microbacias em todo o Estado. Serão mais de R$ 30 milhões de investimentos com recursos do Fundágua e do Banco Mundial.
Conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos hídricos (SEAMA), o objetivo do Ciclo 2021 do Programa é atrair produtores rurais que possuem áreas prioritárias para restauração florestal.
Quem pode participar?
Todo proprietário de área rural (com prioridade para o pequeno produtor rural) que destina ou queira destinar parte de sua propriedade para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas rurais sustentáveis.
Para cadastrar a propriedade, clique AQUI.
São necessários os seguintes documentos:
• CPF, RG e comprovante de residência;
• Certifi¬cado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR, ou outro documento que comprove a posse da propriedade a ser atendida;
• Certidão Negativa de débitos federal, estadual e municipal.
Atenção: Caso o proprietário interessado tiver dificuldades para acessar a página de cadastro, o Incaper local está a disposição para auxiliar no cadastramento da propriedade. Informações adicionais pelo contato 3269 -1299
Exemplo de preservação a ser seguido:
Com grande parte de sua vida dedicada ao reflorestamento, Ricardo Sardi, além de alfredense e agricultor aposentado, é um grande defensor do meio ambiente, que rendeu a ele o Prêmio, Dom Luís Gonzaga Fernandes, que na 15ª edição, realizada em 2019, foi uns dos 7 escolhidos como reconhecimento do Governo do Estado do Espírito Santo, pelos trabalhos prestados em defesa do meio ambiente.
Ele possui uma propriedade de cerca de 100 hectares na localidade de Quinto Território, sendo que 70% dela é formada por florestas nativas e uma variedade de animais e madeiras nobres, como jequitibá, jatobá, ipê-roxo e casca doce. O lugar também abriga mais de 40 nascentes, cinco cachoeiras e uma diversidade de aves, mamíferos e outros animais pertencentes a florestas nativas.
FAÇA O DOWNLOAD DO LINK PARA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EDITAL 2021 DO PROGRAMA REFLORESTAR.
por Luziane de Souza