Conheça mais
.
Publicado em 20/01/2013 17:44 - Atualizado em 20/01/2013 18:19
O relevo de Alfredo Chaves propicia a formação de belas cachoeiras, vales e, com isso, a cidade é referência em esportes de aventura. A altitude varia de 16 a 2 mil metros, formando inusitadas paisagens e rampas de voo livre.
Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta.
Rampa Natural de Voo Livre. Uma importante atração turística é a Rampa Natural de Voo Livre de Cachoeira Alta, distante 5 Km da Sede. A 450 metros do nível do mar.o local é amplo e considerado uma das melhores rampas do país. O visual é impressionante, de um lado montanhas e do outro o litoral Sul capixaba. Há serviços de transporte, pousada e lanchonete. Também na famosa Pedra do Gururu, na Sede, é possível a prática do esporte e a realização de trilhas pela mata.
Engenheiro Reeve, em Matilde.
Paraíso das águas. Alfredo Chaves também é conhecido como o paraíso das águas. Com diversos rios, que descem as montanhas e serpenteiam vales, formam-se mais de 20 belas cachoeiras. A mais famosa fica em Matilde, a cachoeira Engenheiro Reeve, com 70 metros de queda livre, é considerada a maior do Estado.
Vovó Lúcia, em Ibitirui.
Em Carolina, os visitantes podem banhar-se nas cachoeiras Daróz, Pinón, Iracema e Iraceminha. Já em São Roque de Maravilha, a cachoeira Maravilha e uma das atrações naturais do vilarejo. A cachoeira do Quintino e a corredeira do Paganini ficam localizadas no distrito de São João de Crubixá. As cachoeiras Vovó Lúcia, Neusa e Santa Maria compõem o roteiro das águas em Ibitirui. Em São Francisco de Batatal, a cachoeira Piripitinga é uma das belezas encontradas no trajeto. Ainda existem as cachoeiras Tororoma (em Cachoeira Alta), Darci Nalesso (Aparecida) e Menegussi (em Vila Nova de Maravilha).
Estação Ferroviária de Mathilde.
Estação de Mathilde. Construída no início do século CC, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, a Estação Ferroviária de Mathilde foi um importante lugar de idas e vindas, hoje, funciona como um Centro Cultural, Histórico e Turístico do município, recebendo centenas de visitantes nos feriados e finais de semana. O espaço oferece local para cursos de música, culinária e artesanato, loja de produtos da agroindústria, museu, sala de exposições e café.

Túnel Encantado, em Matilde.
Túnel Encantado. A 400 metros da Estação Ferroviária de Mathilde, andando pelos trilhos de trem, é possível chegar ao Túnel Encantado, nome dado a uma antiga construção com 65 degraus, que serve de passagem de água, construído para amortecer o fluxo das águas do Rio Novo de Matilde, que passam por baixo da ferrovia.
Acesso. Para todas as localidades há acesso pela BR 101 ou BR 262 e os trajetos ora são asfaltados, ora estradas de chão, com boa sinalização. Na maior parte dos locais há serviço de restaurante, bar, pousada e lanchonete.
por Dirceu Cetto