Casa da Nonna Móvel e Carretela são principais atrações na Festitália
A partir da próxima sexta (13) até domingo (15), Alfredo Chaves sedia mais uma edição da Festitália. Este ano, a novidade é a Casa da Nonna Móvel, construída especialmente para a festa que será utilizada no destile e depois exposta durante todo evento, no parque de exposições da cidade.
Publicado em 11/06/2014 09:23
Casa da Nonna Móvel será atração da Carretela Italiana.
Carretela abre evento na sexta, dia 13, às 19h30min.
Gang Lex fará show no sábado.
Giocco di Mora se apresenta na sexta, no centro da cidade.
Granelli del Monti se apresenta no domingo.
A partir da próxima sexta (13) até domingo (15), Alfredo Chaves sedia mais uma edição da Festitália. O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.
Este ano, a novidade é a Casa da Nonna Móvel, construída especialmente para a festa que será utilizada no destile e depois exposta durante todo evento, no parque de exposições da cidade. A obra é feita de barro e madeira, como as antigas casas de estuque fabricadas pelos colonizadores.
Como em todos os anos, a Carretela Italiana abre o evento, com um mega desfile na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. Para este ano, os organizadores pretendem ampliar as atrações. O desfile inicia às 19h30min, com apoio da Banda Marcial de Gurapari, carros antigos e a Casa da Nona Móvel, construída para ser uma das novidades do evento.
De acordo com um dos organizadores, o empresário Leandro Fardim, a carretela envolverá a participação de cerca de 500 pessoas e muitas novidades. “Iremos levar muita gente e atrações para a avenida, cerca de 500 pessoas estão envolvidas, para mostrar a nossa rica cultura italiana ainda presente”, disse.
Fardim adianta que haverá além da tradicional polenta móvel, outras atrações interessantes. “Teremos na avenida a apresentação da ‘vinhocicleta’, ‘polentopéia’ – bicicleta que a cada edição do evento ganha espaço para mais um integrante -, galinheiro móvel e um caminhão adaptado que apresentará os principais utensílios e ferramentas utilizados pelos imigrantes como a moenda de cana e o grupião, utilizada antigamente para serrar madeira.
A carretela ainda contará com a participação de carros antigos, um veículo presidencial e de alunos do município tipicamente vestidos. “Muito vinho e polenta serão servidos durante o percurso da carretela e a noite será encerrada com muita música”, comentou Leandro.
De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.
Programação:
Sexta (13) – Centro da cidade
19h30min- Carretela Italiana na avenida Getúlio Vargas - Centro
21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora
23h- Show com Os Avulsos
Sábado (14) – Parque de Exposições – R$ 25,00 antecipado
20h- Abertura e jogo de mora
21h- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
21h30min- Paschol Cominoti e Banda
23h- Super show com Gang Lex
01h- Show Musical Prateado
Domingo (15) - Parque de Exposições
10h- Missa campal com Benção da Polenta
11h- Almoço Típico
14h- Grupo de dança Granelli del Monti
14h30min- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
15h30min- Tradição Sertaneja
18h- Fábio e Milena
20h- Banda Nova Geração
Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
secompmac@gmail.com
por Dirceu Cetto