Alfredo Chaves sedia 1º Encontro da Raça para celebrar a cultura afro
Com entrada franca e programação repleta de atividades culturais, o encontro promete reunir visitantes de diversas regiões no Ginásio Antônio Grassi, a partir das 13h.
Publicado em 30/04/2025 11:16 - Atualizado em 30/04/2025 14:05
Nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, Alfredo Chaves será palco do 1º Encontro da Raça, um evento dedicado à celebração da cultura afro-brasileira. Com entrada franca e programação repleta de atividades culturais, o encontro promete reunir visitantes de diversas regiões no Ginásio Antônio Grassi, a partir das 13h.
A agenda inclui rodas de capoeira, oficinas, vivências artísticas, entrega de certificados e um cortejo de berimbau que seguirá até a Praça Colombo Guardia. O encerramento está marcado para o início da noite, com apresentações de maculelê e samba de roda.
Co-idealizador do evento e professor de capoeira, Carlos Alexandre Cardoso ressalta que a ideia é promover a valorização da identidade negra e fortalecer o protagonismo cultural afro-brasileiro na cidade. “Este encontro é uma oportunidade de reafirmarmos a nossa identidade e a nossa história. A resistência, que é um dos pilares da cultura afro-brasileira, está presente em cada gesto, em cada movimento, em cada canção que será celebrada durante o evento”, afirmou.
O professor também destacou a importância da AfroChaves, grupo local que atua na promoção da cultura negra em Alfredo Chaves. “A AfroChaves é um grande parceiro na luta pela preservação e promoção da cultura negra na nossa cidade. Esse evento é fruto do trabalho coletivo e da parceria com pessoas e instituições que acreditam na importância de preservar e celebrar nossa cultura”, completou.
O 1º Encontro da Raça é uma realização da Fundação Cultural Berimbau Bahia e do Projeto Capoeira nos Bairros, com apoio da Prefeitura de Alfredo Chaves e da AfroChaves.
Serviço
O quê: 1º Encontro da Raça de Alfredo Chaves
Quando: Quinta-feira (1º/05)
Onde: Ginásio Antônio Grassi
Entrada franca
Programação
13h – Chegada dos visitantes
14h – Oficina de Berimbau com Mestre Negão
15h30 – Coffee Break
16h – Aulão de Capoeira com Mestre Chocolate
17h – Vivência de Maculelê com a Graduada Lelê
18h – Aulão Infantil de Capoeira com o Professor Rasta
19h – Cortejo de Berimbau até a Praça Colombo Guardia
por S. de Comunicação Social | Texto: Clóvis Rangel