Alfredo Chaves realiza abertura do curso de Equoterapia com presenças especiais
A equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais.
Publicado em 15/07/2022 15:43 - Atualizado em 15/07/2022 16:10
O Cras sediou na manhã desta sexta-feira (15), a abertura do Curso de Equoterapia que será realizado no município com os profissionais já envolvidos no projeto.
Fizeram parte da mesa que deu abertura a uma iniciativa importante para os alfredenses, voltados a saúde, a inclusão e ao social, a vice-prefeita, Jane Bettcher; a fisioterapeuta e coordenadora do curso de Equoterapia, Edilane Mazolini; o procurador-chefe do Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO), Marcelo Mendes; a Dra. Eunice da Encarnação Garcia da Silva e Souza, representando o Conselho de Fisioterapia do ES; o coronel Lamaison da PM, o Relações Públicas da Federação Ípica do Espirito Santo, Dr. Moysés Bolzan; o sargento Alberto; o psicólogo da Cavalaria do Estado, coronel Menegatti; o presidente do Sicoob Sul Litoraneo, Fabio Novais e os secretários municipais.
Abrindo os pronunciamentos, a vice-prefeita, Jane relatou sobre o sonho de colocar o projeto em prática e das parcerias que foram determinantes para que o projeto se tornasse realidade.
“Quando falamos de equoterapia, falamos de amor, de cuidado, de dedicação e prestação de serviço. E ainda quero aqui ressaltar que isso tudo que estamos conquistando se deve a parceria de muitos, especialmente o Sicoob, aqui representado pelo Fabio Novais. Em 2009 já sonhávamos com o projeto, mas o primeiro passo foi dado em 2020 com a reforma do Clube do Cavalo, seguindo com o projeto piloto em agosto. Estou aqui com uma imensa satisfação em fazer parte desta maravilhosa conquista e dar início aqui no município, ao curso de Equoterapia", comemorou.
A equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

.
por Luziane de Souza