Carolina comemora com festa a restauração do quadro centenário de São Francisco de Assis
A restauração da relíquia foi realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A missa festiva de entrega será celebrada na Igreja de Santa Augusta, às 10h com participação da comunidade de Rio fundo.
Publicado em 14/10/2022 13:09 - Atualizado em 14/10/2022 13:57

O quadro foi pintado na Itália em 1897, pelas mãos do pintor Francesco Fabres e que estaria na comunidade desde 1910, aproximadamente.
A comunidade de Carolina, Alfredo Chaves estará em festa neste domingo (16), com direito a missa solene e muitas comemorações.
O motivo é muito especial, pois nesta data será feita a entrega do quadro restaurado de São Francisco de Assis. Um sonho de muito tempo da comunidade que virou realidade.
A missa festiva para a entrega da simbologia centenária religiosa será celebrada na Igreja de Santa Augusta, às 10h com participação da comunidade de Rio fundo.
A restauração da relíquia foi realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), depois que comunidade recebeu uma equipe profissional que apresentou melhor preço pelo restauro, após várias visitas de historiadores interessados.
Segundo relatos de moradores envolvidos diretamente nos trâmites do restauro, o quadro foi pintado na Itália em 1897, pelas mãos do pintor Francesco Fabres e que estaria na comunidade desde 1910, aproximadamente.
“Estávamos tristes porque com passar do tempo o quadro foi se deteriorando, ficando embaçado com bolor, rasuras e sofrendo ataque de traças. Graças a esta importante soma de esforços, o quadro de São Francisco de Assis pode receber limpezas, tratamento no tecido, ser recosturado, enfim, pode ser restaurado e parece estar novo. Um sonho da comunidade que se torna realidade. Todos estão convidados a prestigiar as nossas comemorações de entrega”, convidou Emerson Pin, morador da comunidade.
Conforme relatos dos moradores, o quadro foi pintado na Itália em 1897, pelo pintor Francesco Fabres e estaria na comunidade desde 1910 aproximadamente, acompanhando a devoção de gerações de familias.
--

por Luziane de Souza