Governador, Renato Casagrande inaugura ponte da sede de Alfredo Chaves carregada pela enchente
O governador acompanhado do prefeito, Dr Fernando, aproveitou a vinda para inaugurar a construção de três pontes na localidade de Ibitirui e dar Ordem de Serviço para as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Publicado em 13/05/2021 14:25 - Atualizado em 13/05/2021 15:00
Inauguração da Ponte Feliciano Garcia
Descerramento da placa de inauguração da Ponte Feliciano Garcia
Dr. Fernando assina ordem de Serviço para as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)
Descerramento da placa do muro de contenção Rodovia 146
Inauguraçãob da Ponte de Ibitiruí
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve na manhã desta quinta-feira (13), no município para inaugurar a reconstrução da Ponte Feliciano Garcia que liga o centro da cidade ao distrito de Sagrada Família e a outras localidades. O governador acompanhado do prefeito, Dr Fernando, aproveitou a vinda para inaugurar a construção de três pontes na localidade de Ibitirui e dar Ordem de Serviço para as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Para a inauguração estavam presentes, o diretor-presidente do DER, Luiz Cesar Maretto; a vice-governadora, Jaqueline Morais; o deputado federal licenciado e secretário Estadual de Agricultura, Paulo Foletto; o secretário Estadual de Educação, Vitor de Angelo; o deputado estadual, Bruno Lamas; o subsecretário de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari dos Reis, o prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, o prefeito de Piúma, Paulo Celso Cola; o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, demais autoridades do município como por exemplo, os vereadores Charles Gaigher, Nilton Belmok, Adilson Roveta, Zanata e Osvaldo Sgumaro, além de secretários municipais.
Em seu discurso emocionado, Dr Fernando fez questão de agradecer ao apoio do governador e do Maretto que com compromisso e respeito ao cidadão alfredense colaboraram de forma incessante para reconstruir Alfredo Chaves. “Começo com um agradecimento especial ao querido governador, Renato Casagrande, aos secretários estaduais de Agricultura, de Educação, a equipe do DER, ao Vaccari, aos prefeitos das nossas cidade vizinhas aqui presentes. Quero dizer que o que Renato fez não dá para dimensionar: reconstruiu Alfredo Chaves, uma cidade que quase saiu do mapa de tanta água. Foi com a conduta firme a frente das equipes que as obras de reconstrução foram sendo executadas; e aqui estamos hoje para dar passagem nesta nova ponte tão aguardada pela população. Quero também aproveitar para parabenizar ao governador pela conduta a frente da pandemia, muitas vezes criticado. Só tenho a dizer: “muito obrigado”, agradeceu.
Por sua vez o governador falou da satisfação em construir pontes, destacando que em Alfredo Chaves as oito pontes levadas pela enchente foram reconstruídas. Citou as diversas obras desde reforço na ponte do bairro Cachoeirinha, nas encostas da rodovia sentido o distrito de Matilde e ainda Ordem de Serviço para a construção do novo Jardim de Infância, com capacidade para 300 crianças de 0 a 5 anos. “Estive aqui um dia após a ponte ser carregada e aqui limpamos o rio que já ajudou a água passar com mais velocidade. Falo que gosto de construir pontes porque pontes ligam lugares a outros. Liga pessoas com pensamentos diferentes para que não fiquem na intolerância e se unam. Existem muitas pessoas que gostam de desfazer de pontes e eu gosto de construir. No mundo que vivemos temos que ter empatia e pensarmos como a outra pessoa. Estamos num momento de reflexão muito grande onde devermos pensar em que sociedade queremos para nós. Uma época de fake news em que as informações são disseminadas sem fundamento”.
Voltando o discurso para Alfredo Chaves, o governador falou das obras de infraestrutura e o compromisso do prefeito. “Aqui temos muitos investimentos, porque além de castigado pelas enchentes é um município pequeno e sem recursos próprios. Porém com uma administração responsável com um prefeito que merece uma salva de palmas e que se emocionou ao falar, porque tem amor a sua terra e é sensível às dificuldades do povo. Esta cidade receberá todos os investimentos que merece, mesmo ainda com pandemia. Peço que continuem nos ajudando para salvarmos ainda mais capixabas, dar a volta por cima e retomar a normalidade”, prometeu o governador.
Para finalizar a solenidade o governador convidou a todos para o descerramento da placa e passar juntos pela ponte inaugurada.
Seguindo a agenda do dia, a comitiva também fez visitas a alguns trechos de estradas rurais que receberam aplicação de revsol e ainda as obras em fase final do portal da Cachoeira de Matilde e Centro de Apoio ao Turista que vem sendo executadas com recursos próprios municipais.
Ponte Feliciano Guarcia: A nova ponte possui 62 mts, mão e contramão, duas passarelas exclusivas para pedestres e ciclistas, passagem acessível para cadeirantes e nova iluminação. É uma obra do Governo do Estado que vem sendo executada pelo DER-ES, com a finalidade de substituir a antiga que foi carregada pela enchente do dia 17 de janeiro de 2020.
Novo Centro Municipal de Educação Infantil: construção da nova sede, em parceria com o governo do Estado, por meio da Sedu, soma o valor total de dois milhões. O terreno que foi adquirido com recursos próprios, possui uma área de 4.832,28 m2 e fica localizado no Loteamento Villágio Monte Verde, Bairro Santa Terezinha.
Aplicação de Revsol nas estradas rurais: Desde 2017, quando foi firmado parceria com a ArcelorMittal, já são 100 mil toneladas do produto aplicados nas estradas alfredenses, revestindo mais de 50 KM de vias em diversos trechos importantes do município. O município foi o primeiro a implantar o Centro de Distribuição de Revsol(CDR), com capacidade de armazenar até 5.000 toneladas de coproduto por mês, que também atende a municípios vizinhos.
Obras de infraestrutura na Cachoeira de Matilde: fazem parte do projeto executado com recursos próprios no valor de 328 mil, um Centro de Apoio ao Turista com uma lanchonete, três banheiros, inclusive adaptado para portadores de necessidades especiais, um portal e de dois decks.
Construção de Pontes: Dentre diversas já entregues a comunidade rural, mais duas pontes foram construídas na localidade de Ibituruí em parceria com o governo do Estado, por meio da SEAG.

por Rafael Cassilhas Simoes & Luziane de Souza