Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves

Você sabia? Que Alfredo Chaves tem agora um site exclusivo para o turismo?
Imprimir Email

Institucional

Perfil Cultural

por Comunicação Social

17/01/2013 14:25

 Perfil Cultural

Inúmeras são as manifestações culturais no município: congo, santos reis, moda de viola, coral italiano, entre outros. Em todas as comunidades do município, tanto na zona rural como na urbana, resquícios culturais dos colonizadores europeus são conservados, como também da cultura afro e a libanesa. A formação do povo Alfredense, com características criativas, empreendedoras e hospitaleiras é devido a junção desses povos.

 

A Secretaria de Turismo e Cultura vem trabalhando para formação de novos grupos culturais, por meio de oferta de cursos e incentivos diversos. É oferecido para os alunos da 1ª à 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Araújo um curso de língua italiana. Eventos são constantemente organizados a fim de valorizar as culturas existentes no município.

 

Os eventos culturais no município, que contam no Calendário Oficial de Eventos são: Carnaval, Romaria ao Convento da Penha, Festa da Banana e do Leite, Festa da Imigração Italiana, Festa da Cultura Italiana em Carolina, Encontro de Violeiros de São Marcos, Mostra de Teatro Infanto-Juvenil, Mostra de Artes Plásticas, Semana Natal Som e Luz, Festa de São Benedito, Festa de São Sebastião. Aulas de música e Desenho também são oferecidas gratuitamente pela prefeitura nas comunidades de Carolina, Matilde, São João de Crubixá e na Sede.

 

Relação das manifestações culturais:

Manifestações da Cultura italiana

- Coral Infantil Della Mamma:é um dos corais mais antigos de Alfredo Chaves, fundado por Hizena Paganini Breda e regido pela mesma. O coral, que na verdade é um Coro Orfeônico, é formado por crianças e adolescentes de São João do Crubixá, interior do município. O grupo veste-se a caráter, trajes típicos italianos, e canta músicas italianas, principalmente da região do Veneto. Antes o nome do coro era Coral Brasilito Pilon, em homenagem a um cidadão alfredense que incentivava e apreciava o canto coral. Depois passou a ser nomeado de Coral Infantil Della Mamma, uma referência à figura materna, no caso a Dona Hizena.  O grupo já se apresentou em grandes eventos como, a Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves e o 8º Encontro Estadual de Corais, de Cariacica.

 

- Coro dos Camponeses de Carolina:o coro foi instituído pela Subsecretaria Municipal de Cultura de Alfredo Chaves em novembro de 2006. O Coral é regido pela maestria Elza Valadão Arcanjo e co-regido pelo Júlio David Arcanjo. O repertório é formado em sua maioria por canções italianas, embora o coro cante também MPB, músicas eruditas, sacras, cirandas e outras. Os participantes do coro são adultos, idosos, crianças, jovens da região de Carolina, Cedro, São Roque, Deserto, Itacurubi, Matilde, entre outros. que vestem-se a caráter evocando antigos camponeses. Eles apresentam no município e em outras locais.

 

- Coro da Escola Municipal Ana Araújo (coro orfeônico):o coro é formado por 120 crianças da Escola Municipal Ana Araújo, da Sede de Alfredo Chaves. O grupo é regido pela professora Michele Andrade Fonseca e co-regido pela pedagoga Martha Ferreira da Silva e Regina Márcia Valiatte Martins (professora de italiano). O coral apresenta-se todo ano na semana de Natal Som e Luz na Praça Colombo Guardia, Alfredo Chaves, cantando música italiana natalina.

 

- Banda Giocco di Mora:o grupo tem como objetivo social incentivar o jovem a deixar de lado coisas transitórias e a investir em coisas permanentes e definitivas como família, amizade, estudo, cultura, conhecimento. Uma preservação da cultura dos antepassados. É uma homenagem que a família Vanelli e Fardin fazem aos seus antepassados para preservar a cultura italiana e cantar as mesmas canções da época.

 

 

Manifestações da Cultura Afro

- Congo de São Benedito:a Banda de Congo de São Benedito tem como mestre o Sr. Afonso Cardoso. O grupo é formado em sua maioria pelos jovens, moradores do bairro da Macrina. O congo tem animado tanto as festas de São Benedito e São Sebastião, como tem representado o município em outros eventos.

- Congo Mirim do Peti:a Banda de Congo Mirim foi organizada em 1995.  A presença das crianças nos festejos de São Benedito deu um novo entusiasmo aos congueiros e o congo adulto foi revitalizado. O congo é uma dança dramática de origem africana que colabora com o resgate cultural.

 

Grupo de Santos de Reis

A Folia de Reis tem caráter religioso e trata da encenação da “viagem dos Reis Magos a Belém ao encontro do menino Jesus”. Essa tradição chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses.

O objetivo da Folia de Reis realizada município é resgatar a cultura de antigamente. Os grupos visitam casas de famílias e igrejas, onde dançam e cantam hinos religiosos. A Folia de Reis é formada pelos personagens: três Reis Magos, Alferes, Mestre e Contra-Mestre. E os músicos do grupo utilizam alguns instrumentos como arcodeon, violão,  pandeiro, triângulo e tambor.

As apresentações acontecem no período de 24 de dezembro até 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Mas, pode ser cantada durante qualquer dia do ano, quando solicitada. Os grupos apresentam-se no município e em outras localidades. Não são arrecadados donativos.

 Grupos de Folia de Reis de Alfredo Chaves: Folia de Reis Estrela da Amizade (Cachoeira Alta), Folia de Reis de Ibitiruí, Folia de Reis de Matilde, Folia de Reis de Sagrada Família, Folia de Reis Estrela Dalva (São Marcos), Folia de Reis Estrela Guia (Bairro Cachoeirinha) e Folia de Reis Estrela do Oriente (Sede).

 

Grupos Musicais

- Coro Vozes da Macrina (coro orfeônico):instituído na Macrina, Sede de Alfredo Chaves, em 2007, pela professora Rosemary da Silva Pio, que é a Regente. O co-regente é o jovem Wellington Damasceno. O coro é formado por crianças e jovens do Bairro Macrina. O repertório é eclético, fixando-se mais na música popular contemporânea.

 

- Coral Santa Cecília - Igreja Matriz:formado há sete anos pela Comunidade Católica em sua maioria. O Coral pertence à Igreja Nossa Senhora da Conceição e é formado por um grupo de 40 pessoas.

 

-

Orquestra Municipal Alto Benevente:formado por lavradores de Carolina e das comunidades vizinhas, regido pelo maestro Silvio Barvieri. A Orquestra toca todos os sábados das 9h às 17h. Os alunos têm aula de teoria musical, harmonização, instrumentação, entre outros. Participam da orquestra mais de 60 alunos, entre elas, crianças, jovens e adultos.

- Banda de Fanfarra Ana Araújo:fanfarra, desenvolvida com alunos de 7 a 14 anos da Escola Ana Araújo (sede).

 

- Canto Orfeônico com Crianças do Peti:com a professora Máxima Damascena, os trabalhos são desenvolvidos com as crianças inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho infantil.

 

- Coral da Escola Ana Araújo: formado por alunos da Escola Municipal Ana Araújo.

  

Grupos Carnavalescos

- Bloco Carnavalesco Unidos da Macrina:Composto por moradores do bairro Macrina (Sede). Sendo o mais antigo e atuante no município. Realiza durante o carnaval um belo desfile com alas e carros alegóricos.

Ainda existem os blocos carnavalescos dos bairros Siribeira, Ouro Branco e Portal dos Imigrantes e das comunidades de Matilde, Cachoeira Alta e Independência, que desfilam em diversos dias do carnaval nas ruas da sede municipal.



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página